sábado, 10 de julho de 2010

Abiku Espírito demoníaco do povo Iorubá, África, que procura crianças para comer e possuir. Estando a criança possuída, a única forma de exorcizá-la é tocar sinos durante sua refeição. Os sinos incomodam Abiku, que vai embora. Os daometanos descrevem-no como um espírito da floresta que rouba meninos recém-nascidos. As precauções para evitar isso incluem disfarçá-lo de menina, escondê-lo e mesmo causar- lhe uma cicatriz para torná-lo menos atraente.

Acaclia Espírito boliviano que causa chuva, granizo e geada. Freqüentemente são descritos como homens velhos que vivem sob montanhas.

Aho Aho Mito guarani, representando um animal semelhante a um porco que devora a todos que se perdem nos montes, salvando-se apenas aqueles que subiam numa palmeira.

Alamoa Espírito que aparece na ilha de Fernando de Noronha na forma de uma mulher loira, branca, muito bela, que dança nua na praia, iluminada pelos relâmpagos de tempestades. Seduz os homens e os leva para os picos da ilha, onde se transforma em esqueleto.

Alan Espíritos meio-pássaros, meio-homens de origem filipina, que fazem suas casas nas florestas. Dormem de cabeça para baixo porque suas mãos ficam nos pés e os pés nas mãos. São geralmente amigáveis aos humanos.

Ave Roca (do árabe, Ru k h kh) Enorme ave mítica, considerada tão poderosa que podia carregar elefantes, e outras criaturas de tamanho semelhante, até seu ninho, onde as devorava. Há referência a ela nas Mil e Uma noites, especificamente nas aventuras de Simbad, o Marujo. A ave roca é mencionada por Marco Polo, viajante genovês, em sua descrição de Madagascar e ilhas do oeste africano. Aves gigantes não são raras na mitologia universal: na tradição hindu, Garuda, o deus-pássaro leva Visnu às costas; e um pássaro monstruoso, simorg, é mencionado em mitos persas.

Ba Criatura da mitologia egípcia que tem corpo de pássaro e cabeça humana. Acredita-se que seja a forma que a alma humana toma após a morte.
Badi Espíritos do folclore malásio capazes de possuir humanos, animais ou mesmo objetos.

Barghest No norte da Inglaterra, é um cão monstruoso de dentes imensos que aparece somente à noite. Acredita-se que aquele que ver este cão, morrerá logo. Em Wales, este cão tem olhos vermelhos e se chama Gwyllgi, o cão da Escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário